O IBGE realizou uma pesquisa em outubro de 2009 com o objetivo de levantar as tendências de mercado e empresariais para 2010. A pesquisa foi feita através de entrevistas via web com 581 empresas associadas à AMCHAM (Câmara Americana de Comércio). A conclusão é que a “perspectiva é favorável em relação às novas gestões”, afirmou Silvia Cervellini, diretora de atendimento do IBOPE.
O estudo analisou a expectativa dos empresários em relação à diversas áreas: economia brasileira, mercado, infraestrutura e operações, recursos humanos, comercial, marketing e comunicação.
Marketing e Comunicação: O que esperar?
Em relação ao marketing e comunicação dentro das empresas, a pesquisa revelou dados surpreendentes e interessantes. As expectativas para 2010 são de uma maior interação e integração com o público-alvo por meio das mídias online e offline, em que uma não excluirá a outra. Outra fonte de investimento das companhias serão as mídias alternativas, como as redes sociais e as comunidades digitais. Outros focos de atenção entre os entrevistados foram o setor de vendas, a receita em lucros, o marketing share e as estratégias comerciais.
Para 2010: Mais investimento em comunicação
Além de ser vista pelos executivos como uma estratégia de negócios, a comunicação dirigida trará uma inovação nos produtos e também na abertura de novos canais de parceiros. Mídias desde os impressos até redes sociais, a troca de experiências, estratégias de relacionamento direto e fidelização estão entre as grandes prioridades.
Veja abaixo quais os principais investimentos em ferramentas de comunicação em 2010, segundo a pesquisa.
Base: Respondente (202)
• Internet - sites próprios: 89
• Impressa: 66
• E-mail mkt: 60
• Internet - redes sociais e comunidades: 42
• Mala direta: 40
• Internet - sites terceiros: 33
• Rádio: 22
• Varejo (material lojas): 18
• TV aberta: 14
• TV fechada: 12
• Celular: 11
• Eventos/ Feiras: 1
E você, já fez seu planejamento para 2010? Não perca tempo nem oportunidade.
Ótimo 2010 a todos!
Acesse a pesquisa realizada pelo IBOPE, “Como Planejar 2010?”.
Fonte: Blog Visionello
quarta-feira, 6 de janeiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário