sexta-feira, 27 de março de 2009

A propaganda que funciona

Dando aquela velha fuçada na internet, achamos um texto que nos inspirou. Resolvemos colocar aqui porque esse tipo de material deve ser passado adiante.

O texto não vai na íntegra, porque é grandinho, mas tem o link de onde tiramos logo abaixo!

"Bem-vindo à propaganda de resultados

Cada vez mais seletivos, exigentes e obcecados com o retorno de seus investimentos, os anunciantes estão obrigando a publicidade a se reinventar

Nelson Blecher
EXAME

Tudo o que parecia sólido está se fragmentando no mundo da propaganda: a maneira de criar e apresentar anúncios e comerciais, as novas mídias e as verbas, que passaram a migrar para um sem-número de atividades -- do patrocínio de eventos à internet, do marketing direto e promocional no varejo ao novo conceito das embalagens. A marcação cerrada feita pelos anunciantes está promovendo na propaganda uma transição semelhante à ocorrida no futebol -- em que a arte e o espetáculo foram substituídos pela rigidez dos esquemas táticos e do planejamento. "É uma mudança de modelo ou, se preferir, de uma nova era para o mercado publicitário brasileiro", informa o recente anuário do Grupo de Mídia de São Paulo. "Tudo fica subordinado aos resultados imediatos obtidos para cada real investido pelo anunciante." Bem-vindo à era da propaganda de resultados. Quem melhor captou o fenômeno, que está sendo chamado também de reinvenção da propaganda, é o americano Sergio Zyman. Crítico mordaz das agências, ex-diretor mundial de marketing da Coca-Cola, com uma rápida passagem pela presidência da Pepsi-Cola no Brasil, nos anos 90, Zyman é autor de A Propaganda Que Funciona. Em seu livro, ele se propõe a redefinir a propaganda. "Não é uma forma de arte", afirma Zyman. "Trata-se de vender mais coisas, com mais freqüência, a mais pessoas, por mais dinheiro." Ou seja: foi-se o tempo em que se contratava uma agência de propaganda em função dos Leões de Ouro conquistados em Cannes, não havia limite para os gastos de produção dos comerciais nem se tentava avaliar se ajudavam mesmo a aumentar as vendas ou fixar a marca na mente do consumidor."


Confira o restante do texto em http://www.boasideias.com.br/guiadomarketing/prop_de_res.htm

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