quinta-feira, 8 de abril de 2010

Novidade no mercado de outdoors

Frente às grandes perdas em dinheiro do mercado norte-americano de outdoors, chega ao setor uma sofisticada tecnologia para medir a audiência desta mídia. Em Fortaleza, após fase crítica, a demanda pela mídia exterior volta a patamares positivos com anúncios diferenciados

Quanto se fala em Twitter, Youtube, Facebook e outros fenômenos da internet. Quanto se fala em realidade aumentada, smartphones e agora Ipads. Mas um dos primeiros meios criados pelo homem para anúncios publicitários, o outdoor, não foi esquecido. Pelo menos não aqui nessa Fortaleza confiante no que "sempre deu certo" nem na economia mais rica do mundo, a dos Estados Unidos. Guardadas as devidas realidades tecnológicas, claro.

Depois de faturar 15,6% a menos no ano passado - uma redução de US$ 1,2 bilhão em relação a 2008 - o mercado norte-americano de outdoor agora conta com o Eyes On, um novo sistema de medida de audiência que pode aumentar as verbas direcionadas ao setor. Segundo informações da revista Advertising Age (AdAge), a nova métrica promete dados de audiências mais apurados, incluindo dados de demografia e etnografia.

Desenvolvido pelo Traffic Audit Bureau (TAB), o sistema Eyes On fornece informações sobre audiência, através de uma combinação de dados colhidos por diferentes empresas. Uma delas recepta vídeos em alta-definição que mostram pedestres expostos a outdoors. Os dados são enviados a um serviço de pesquisa que identifica quantos globos oculares estavam realmente olhando para os anúncios.

Um outro grupo repassa então os resultados de 400 mil unidades de medição de mídia diferentes à base de dados do Eyes On. Lá, estão classificado por formato, tipo de via (estrada, urbano, etc) e localização, como informa a AdAge. O antigo sistema, a Daily Effective Circulation (DEC), só media quantas pessoas tinham a "oportunidade de ver" um anúncio.

Fortaleza

Por aqui, a mídia exterior continua no páreo, apesar das sensíveis quedas em 2008. "Os melhores anos para esse tipo de publicidade no Ceará foram entre 2004 e 2006. Em 2009, o faturamento melhorou e neste ano as cifras devem se manter as mesmas", aposta o presidente do Sindicatos das Empresas de Publicidade Exterior do Ceará (Sepex-Ce), Moacir Sá.


Natashia Bedê - LS Estratégia

"Em mercados bem pequenos como o nosso, as mudanças vão ocorrendo bem mais lentamente. Talvez por isso fique um pouco mais difícil perceber que o outdoor esteja perdendo seu espaço para outros tipos de mídia, como a internet". Natashia Bedê - LS Estratégia


Mas bem longe da sofisticada tecnologia norte-americana, os publicitários se utilizam da relação público-alvo e lugares possíveis onde encontrar os consumidores. Segundo alguns profissionais da área, a nova métrica está distante de um mercado pequeno como o nosso. "Mesmo que tivéssemos, não poderíamos garantir a efetivação da compra. Existem fatores como: preço, produto, ponto de venda, promoção", destaca a publicitária Natashia Bedê, da LS Estratégia.

Mídia garantida

Se você lembra bem da Time Square – a famosa confluência de avenidas de Nova York, tão retratada em filmes hollywoodianos, como O Homem-Aranha – pode imaginar o quanto diferem os outdoors norte-americanos dos cearenses. Lá, a maioria deles é eletrônica. Em fortaleza, apesar das tentativas de reordenação do espaço urbano da cidade, ainda são muitas as placas espalhadas pela cidade. Bem menos atrativas que as luminosas do Tio Sam, é verdade, mas que chamam atenção pela criatividade.

“Nosso mercado ainda é muito dependente do ‘que sempre deu certo’. Se um cliente sempre fez campanhas envolvendo outdoor e obteve um sucesso, ele continuará, fazendo”, afirma o publicitário Thiago Peixoto, da Quinto Comunicação. Ele diz ainda que, no momento, o espaço do outdoor nos planos de mídia só é perdido por conta da retirada de placas devido às intensas fiscalizações ocorridas nos últimos anos.

Mas, apesar daquele espaço fixo, dá pra inovar. “Quando o cliente nos dá oportunidade, sempre procuramos explorar um pouco mais da mídia. Um exemplo foi a campanha ‘eleve-se’ para o Mucuripe Club, que utilizamos bolhas como aplique”, diz o publicitário.

A LS Estratégia também inovou ao unir duas placas de outdoor e um aplique correspondente ao corpo da modelo, de 3,45m de altura. Ainda foram inseridas luzes especiais que, como flashes, piscavam o tempo todo. A impressão era de que a modelo estava na passarela diante de vários fotógrafos. Com esta peça, a LS Estratégia conquistou Prata no prêmio Central do Outdoor 2009.


Fonte: O Povo
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