segunda-feira, 15 de junho de 2009

Publicidade On Line

A migração da audiência para a internet está acelerando.

O número de americanos que regularmente acessam a web para ler notícias aumentou 19% nos últimos 2 anos. Apenas em 2008, o trafego dos 50 maiores sites de notícias subiu 27%. As informações são da edição 2009 da pesquisa State of the News Media, divulgada esta madrugada pelo Project for Excellence in Journalism.

O estudo é extenso e trata de jornais, internet, TV, revistas e mídia segmentada. Entre as conclusões, uma sobre a receita publicitária. Segundo a pesquisa, o modelo baseado em publicidade, que financiou o jornalismo nos últimos 100 anos, "vai ser inadequado para fazer o mesmo neste século".

A receita com a publicidade online nos sites de notícias parece estar estacionando, enquanto que nos jornais impressos está em declínio. Alternativas a esse modelo estão sendo ou já foram exploradas (micro pagamentos, jornais como organizações sem fins lucrativos, copiar o modelo da TV a cabo), e há um consenso no momento de que não há uma única solução para o problema.

Outra tendência analisada pelo estudo - o poder está migrando das 'instituições' jornalísticas para o jornalista individuo. "Através de ferramentas de busca, email, blogs e mídia social, os consumidores estão girando em torno do trabalho de indivíduos e distanciando-se das marcas (do jornalismo)".

Sem exagerar a tendência, a pesquisa indica que há sinais de um novo futuro - jornalistas individuais, com receita obtida de diferentes origens, oferecendo cobertura especializada. "Será necessário para o consumidor ser seletivo", diz o estudo.

Disponível no Blue Bus.
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis

Bookmark and Share