quinta-feira, 23 de julho de 2009

O jovem da geração internet

Na semana passada o banco inglês Morgan Stanley publicou uma pesquisa sobre como os adolescentes consomem mídia. A pesquisa teve grande repercussão e o Blue Bus realizou uma pesquisa aqui no Brasil como forma de comparativo entre o jovem de lá e o jovem daqui. A comparação revelou que o jovem da geração internet é quase um só.

A entrevista foi realizada com Rodrigo Washington, de 16 anos que mora na Zona Sul do Rio e seu pai é alto executivo de multinacional no Brasil. O jovem fala sobre sua relação com as diversas mídias.

Rádio - "Não escuto muito rádio. Nunca ouvi nenhuma rádio pela internet e nunca foi um hábito meu escutar rádio. Prefiro escutar música de outra maneira, via iPod ou cd, uma vez que assim eu escuto apenas as músicas que gosto".

TV - "Não costumo assistir a TV aberta. Nos canais abertos vejo somente a jogos de futebol. Eu prefiro os programas que passam na TV a cabo. Não assisto a jornal na TV porque é muito longo e não tem variedade muito grande de notícias. Existem maneiras mais práticas e convenientes de se manter atualizado com o que acontece no mundo".

Jornal - "Gosto principalmente de ler os cadernos de esportes e de ciências. O que menos me atrai é o caderno de economia. Acho importante ter a assinatura de um jornal, pois caso tenha algum problema, como falta de 'agilidade' para se manter atualizado, o jornal impresso continua sendo uma boa fonte de notícias".

Videogame - "Na minha casa temos dois videogames, um meu e um do meu irmão. Não jogo games para PC porque esses, na maior parte das vezes, têm versões para videogame e eu prefiro jogar usando um joystick do que o teclado do PC. Eu não tenho nenhum jogo pirata na minha casa, mas vejo que muitos dos meus amigos tem”.

Internet – "Eu tenho um computador meu em casa onde eu acesso a internet. Uso a internet como minha principal fonte de informação sobre as notícias do país e do mundo. Não julgo blogs como uma fonte confiável de notícia por serem muito subjetivos. Na internet faço parte também do site de relacionamentos Orkut por considerar uma boa maneira de manter contato com meus amigos. "Já usei bastante a internet para fazer compras, principalmente de ingressos para cinema ou teatro. Também já comprei livros e CDs”.

Propaganda - "Não gosto de ver propaganda em lugar nenhum. Seja na internet, na TV, no jornal ou em revistas. Propaganda, no geral, só serve para atrapalhar atividade que eu estou fazendo (navegando em um site lendo uma noticia etc)".

Celular - “Tenho celular e normalmente me comunico por ligações. Uso sms somente quando estou em um lugar que não posso falar. Nunca usei o celular para entar na internet por não ver a menor necessidade. O importante em um celular é que ele faça ligações, o resto não é essencial. De extras eu particularmente acho bom o aparelho ter uma câmera e Bluetooth”.

Pesquisa completa no Blue Bus.
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis

Bookmark and Share