quarta-feira, 15 de julho de 2009

Vendas do varejo voltam a crescer

Após dois meses em queda, as vendas do varejo brasileiro cresceram de forma generalizada em maio, superando as estimativas dos analistas tanto na comparação mensal como anual. O principal suporte veio da renda, bem como dos estímulos fiscais do governo.

A alta sobre abril foi de 0,8%, com ajuste sazonal, após declínios de 0,1% e 0,5 % em abril e março, respectivamente, informou o IBGE. Economistas consultados pela Reuters previam um crescimento mês a mês de 0,4%.

Dos 10 setores pesquisados em maio, apenas o de máquinas e equipamentos para escritório apresentou uma variação negativa (-11,6%) na comparação de maio com abril.

"A gente vê uma tímida melhora no crédito, na confiança do consumidor, o desemprego está estável e a massa salarial está subindo num cenário de inflação mais baixa", disse o economista do IBGE Reinaldo Pereira a jornalistas.

"As políticas de incentivo do governo, como a redução do IPI, repercutem na venda de automóveis e materiais de construção. Os sinais para eletrodomésticos são mais tímidos", admitiu o economista.

Disponível no Blue Bus.
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis

Bookmark and Share